sexta-feira, 21 de maio de 2010

O 7ºC vai ao TEATRO (parte 2)

Vamos, agora, ver a segunda peça.
Podem continuar a dar as vossas sugestões às novas actrizes, senhores encenadores!
E será que a turma também tem cenógrafos, sonoplastas e luminotécnicos?
Se houvesse oportunidade, que adereços, que cenário, que fundo sonoro e que iluminação poriam vocês?

PARÁBOLA DOS QUATRO VIMES

5 comentários:

  1. Hoje vou ser cenógrafa...
    Eu acho que a "mãe" deve estar deitada numa cama com aspecto antigo.
    Também acho que podia haver uma janela em que se podia ver uma floresta, para as filhas poderem ir buscar os vimes, e algumas casinhas pelo meio.
    Inês Ribas

    ResponderEliminar
  2. E eu que vou ser?... Vamos lá ver...
    Acho que vou ser luminotécnico e cenógrafa:
    Em primeiro lugar, vou ser cenógrafa:acho que a filha mais velha devia ir com uma mala por ser mais velha, a mais pequena com umas pintas na cara e uma roupa parecida com um bébé, a média devia ir com um acessório e a mãe devia ir com um lenço na cabeçae o aspecto do lugar devia ser antigo.
    Em segundo e último lugar, faço de luminotécnico: Na minha opinião acho que deviam ter posto uma luz a reflectir no boneco da bébé. Quando a mãe tivesse a morrer deviam pôr uma luz a focar-lhe e depois pôr uma luz preta nas três raparigas para ninguém as ver.
    Acho que já está tudo! Ufa!... Como é difícel ser-se cenógrafa e luminotécnica!
    Agora vou decansar pois estou muito cansada de tanto escrever...e para a próxima haverá mais!
    Catarina Oliveira

    ResponderEliminar
  3. olá! Vou ser sonoplasta...

    No enício quando uma das "fihas" chama as irmãs, deveria-se de ouvir uma porta a fechar(que era do quarto da mãe) e alguns passos até chegar aos encontro destas.

    Quando as filhas vão buscar vimes secos, utilazavam o som de passos para perceber que as personagens se deslocavam de lado para o outro.

    Quando estas particem os vimes, deveria-se de ouvir o som da madeira a partir.

    André Costa

    ResponderEliminar
  4. Olá!
    Em primeiro lugar queria dar os parabens ás actrizes que estiveram muito bem.
    Queria tammbém dizer que os adereços que escolheram entravam no contexto da história.
    Como tinhamos pouco tempo para elaborar o teatro, para fazer os cenários e para encontrar sons que enquadrassem na representação, não podemos dizer que "podiam... ou deviam...", mas sim imaginar como poderiamos ter feito se existissem cenógrafos, luminotécnicos e sonoplastas.
    Hoje vou fazer que sou cenógrafa...para distinguir a mãe das filhas teria-mos de utilizar uma roupa mais antiga, com cores escuras, sem padrões. Para a filha mais velha secalhar utilizaria algo que se destac~-se das outras, por exemplo uma mala. As filhas do meio, na minha opinião não necessitariam de nenhum acessória, contudo a mais nova devia ter um brinquedo, usar uns totós, como a Margarida fez. Para o cenário, talvez uma casa antiga, rústica, com um grande jardim ficava bem.
    Agora vou ser sonoplasta... por exemplo quando a mãe manda as filhas buscar os vimes deveria-se ouvir passos e uma porta a bater. Quando a filha mais nova parte os vimes deveria-se ouvir o barulho emitido pela madeira ao partir. E por ultimo quando a mãe conta ás filhas que está doente devia-se ouvir uma música triste .
    Por ultimo, gostaria de ser luminotécnica... No ínicio quando a mãe começa a falar devia haver um luz forte a apontar para ela e uma escura para a filha. Quando as filhas se deslocam para o jardim, ao abrir a porta podia haver uma luz verde, uma luz amarela e outra azul para imitar um dia de calor, bonito, e claro representar que o jardim era cheio de "vida".


    SaraSilva*

    ResponderEliminar
  5. Em primeiro lugar queria agradecer á Sara ;)

    Ora bem, eu vou fazer um pouco o papel de cenógrafa. Penso que os adereços podiam ser mais elaborados, mas a verdade é que não tinhamos muito para utilizar e para fazer cenários dentro de uma pequena sala de aula. Eu poderia muito bem ter represntado melhor se não estivesse, em algumas partes da peça, a olhar para baixo; e algumas das "actrizes" deviam ter levantado e projectado melhor a voz.
    Como luminotécnica gostaria de fazer umas pequenas anotações em relação ao facto de no inicio, quando a mãe está a falar para uma das filhas no quarto e as outras estão na sala, a luz estar igual para todas as partes do cenário, o que não devia acontecer, mas não havia condições para isso. Também na parte em que as filhas saiem de casa para ir apanhar os vimes a luz devia incidir apenas sobre elas.
    Agora como sonoplasta gostaria de dizer que no ínicio se deviam ouvir uns sons de uma porta a bater quando quando a filha sai do quarto e logo a seguir quando todas lá entram; quando saem de casa para ir apanhar vimes secos devia-se também ouvir os sons da Natureza, vindos do jardim, e a porta de casa a fechar-se e abrir-se, conforme o caso; mas mais uma vez não havia condições para isso. De resto acho que o teatro esteve bem.

    Joana Cardielos (:

    ResponderEliminar