terça-feira, 10 de novembro de 2009

Ballet

O conto A BELA ADORMECIDA, que já conheces na versão de Charles Perrault, foi adaptado para o ballet por Tchaikovsky, um grande compositor russo do século XIX, e para o cinema por Walt Disney. Sendo um conto de fadas muito antigo, foi ainda contada pelos irmãos Grimm, versão que acabou sendo a mais aceite e divulgada, e é a base do filme da Walt Disney e de filmes e livros infantis. Podes ver, a seguir, excertos do ballet e do filme da Disney.

height="344">



E se, agora, também nós criássemos uma nova versão de A BELA ADORMECIDA?
Observando as imagens que se seguem, vamos imaginar como seria a história se ela fosse contada pela bruxa má. Mudaria muito?

22 comentários:

  1. ---Bom dia a todos. Hoje decidi esclarecer de uma vez por todas a verdadeira história da princesa Aurora, a quem todos chamam A Bela Adormecida.
    ---Eu sou Maléfica, uma fada boa e simpática. Não consigo compreender a razão que leva as outras fadas a não gostarem de mim. Acho que é por inveja. É que eu sou dona de uma empresa bem sucedida (a EVIL)que se dedica a fazer malda..., quero dizer, maravilhas pelos outros.

    ResponderEliminar
  2. Por isso, vou-vos contar a verdadeira história da Bela Adomercida.É assim:
    "Era uma vez uma menina muito bonita chamada Aurora que nesse dia se iria festejar o seu baptizado e, como é claro convidaram-me,porque os reis diziam que eu era a sua fada preferida.

    CatarinaOliveira

    ResponderEliminar
  3. ---O problema é que eu ia estar ocupada e só podia chegar no final da festa. Isso queria dizer que todas as outras fadas chegariam primeiro do que eu e lhe dariam o dom antes de mim.
    ---Como elas ficariam contentes se eu não podesse comparecer!

    Inês Ribas

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. --Disse em voz alta que queria deixar de ser má e o meu desejo realizou-se. Ajudei o príncipe a enfrentar todos os males que tinha enfeitiçado.
    -- Por fim, chegamos os dois á torre mais alta do palácio e encontramos Aurora deitada numa cama a dormir perfundamente. Eu já não me lembrava bem... ÁH! já me lembro. O príncipe tinha de beijar a princesa. Como fui esquecer disto...
    --E por fim, Aurora acordou como todas as pessoas acordaram junto com ela.
    --Eu, fiz a coisa mais engraçada que já fiz em toda a minha vida. Fiz do meu palácio uma aldeia muito alegre e engraçada em que todas as pessoas viam e ficavam curiosas por ver mais.

    Daniela Leite

    ResponderEliminar
  7. O problema é que haviam outras versões da minha história. Aposto que fizeram de propósito, só porque ainda devem pensar que eu sou má! Ai! Que raiva! Esta história é minha e só minha! Ninguém estraga a minha reputação nem a minha história!

    Fátima Cira

    ResponderEliminar
  8. Ahahahahahah!....
    Vocês são mesmo ingénuos, pensaram mesmo que a história era assim! Vocês já deveriam saber que nunca devem acreditar nas fadas dos contos maravilhosos, como eu. Maravilhosa é a minha imaginação ( hihihi).
    Na realidade a história é assim:
    Estava eu a ler o meu correio, a maior parte publicidade das “Empresas Maravilhosas” das outras fadas, quando vi que os reis me tinham enviado um convite para ser uma das fadas madrinhas da sua filha Aurora.
    Eu fiquei muito admirada porque eles nunca me tinham dirigido a palavra. Mas fui eu ao baptizado.
    No baptizado, eu fui a penúltima a dar o meu dom. Fiquei tão enjoada ao ouvir as “fadinhas” a darem os dons da beleza e da bondade…blábláblá…
    Elas deveriam ser como eu! Uma fada com classe que não se ri, nem se emociona por tudo e por nada. Elas, com aquelas vozes fininhas e a pele toda delicada, agoniam-me tanto!
    Depois de tanto “filme de terror” finalmente chegou a minha vez, eu já estava farta daquilo e descontrolei-me!
    Comecei a discutir com o rei, com as outras fadas e resolvi dar um “dom” à minha maneira para ver se esta gente aprendia de vez!
    Sim, ainda me lembro bem do que disse: “ No dia em que fizer dezasseis anos, e antes do pôr do Sol, picar-se-á com o fuso de uma roca…e morrerá!”.Depois fui-me embora, pois tinha muitas coisas para resolver na empresa. E como vocês já devem saber, a última fada tentou desfazer o meu dom. Contaram-me que ela disse o seguinte: “ Se algum dia o feitiço se concretizar, não morrerás, ficarás apenas mergulhada num profundo sono, como toda a gente do castelo e só acordarás quando um príncipe encantado te beijar!”.
    E o tempo passou, o rei mandou queimar todas as rocas, o que me preocupou um pouco. A princesa foi crescendo e quando fez dezasseis anos, eu consegui com que ela se picasse num fuso e finalmente todo o castelo adormeceu.
    Passados uns anos, apareceu o príncipe encantado, para salvar a princesa. Eu ainda o tentei enganar, preparei-lhe um lanche para o convencer a ir-se embora, dizendo-lhe que a princesa era horrível e que aquilo era uma armadilha para o apanhar. Mas ele não me deu ouvidos e foi com as outras “fadinhas” salvar a princesa.
    E no final, vocês sabem, eles viveram feliz…, ai nem consigo dizer! Bem, vocês sabem como é que as histórias acabam, por isso eu não preciso de fazer o esforço. Desde aí, eu resolvi viajar para o reino onde moram os irmãos Hansel e Gretel, para ver se arranjo um emprego diferente.

    ResponderEliminar
  9. E não é que arranjou mesmo outro emprego? Passou a ajudar todos os príncipes encantados a libertar as suas princesas do mal e mais tarde, acreditem, acabou por se juntar às duas fadas boas da história. (Vocês devem-se estar a perguntar porque é que eu digo que se juntou às duas fadas boas e não ás três? Sim, é verdade! Só haviam duas fadas, porque, só mais tarde, quando Maléfica resolveu viajar para o reino onde viviam os irmãos Hansel e Gretel e arranjou o seu novo emprego, decidiu que era hora de se juntar às outras duas. E assim ficam três).
    HAHAHA. Que reviravolta, não foi?

    Ana Filipa

    ResponderEliminar
  10. A princesa ficou muito contente com o seu novo emprego e tambem por se juntar as duas fadas, a partir desse dia a princesa nao quiz outra coisa do que trabalhar para ajudar os que precisam da sua aldeia.
    O principe foi vaijar no seu lindo cavalo lazão para matar todas as pessoas más que queiram fazer mal a aldeia. Mas a princesa ficava muito preucupada quando o principe ia fazer essas viagens,mas ela sabia que era para o seu bem e para o bem da aldeia,mas para ficar mas tranquila no seu trabalho mandava uma das fadas com ele,mas sem o principe saber.

    Ana Carolina Dos Santos Lopes ( professora esta com o mail do meu irmao porque eu nao consigo por com o meu)

    ResponderEliminar
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  13. SaRaH disse...
    ---Mas um dia, uma coisinha correu mal, o príncipe como era habitual saiu de casa de manhã para ir trabalhar e com ele também a fada.
    ---Estava tudo a correr bem até o momento em que o principe, esperem esta é a minha parte favorita, ahahahah, bem continuando, teve de ir á procura de uns gatunos que tinham roubado uma loja de doces, vejam bem de doces!!!Secslhar é a perdição para muitos, olhem para mim...ai!
    ---Ao perseguir aqueles gatunos o principe apercebeu-se que estava a ser vigiado e não gostou muito, para mim até se achou muito importânte,mas, continuando assim o principe fez de prepósito e foi parar a um beco...







    da Silva, Sara Isabel Duarte :)

    ResponderEliminar
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  15. Ao ser perseguido, as coisas acabaram por correr mal para o lado da Fada, que por acaso sou eu, desculpem-me, mas é que eu tenho mesmo de contar a verdade, foi a vossa professora de Língua Portuguesa que me obrigou... Passo a explicar: quando o príncipe estava a ser perseguido tentou fugir mas, essa pessoa, conseguiu assaltá-lo e pegar em todo o seu dinheiro( o dinheiro que a Comissão de Organizaçao de Ajuda aos Trabalhadores, mais proprimente a COAT, dá ao princípe por ele ajudar os trabalhadores assaltados), desta forma que o príncipe teve de ir fazer queixa a Guarda Policial. Passado alguns dias, a polícia chega à porta do Palácio do Príncipe e da Princesa e disse que ja tinha encontrado o culpado por tudo, quem e que o tinha feito, como e porquê...

    Isabel Barra de Sá Oliveira
    Nº14 / 7ºC

    ResponderEliminar
  16. O culpado ou digamos antes a culpada é a fada má, a Guarda Policial conseguiu apanha-la através das impressões digitais que ela deixou na capa do príncipe.
    Ela já tinha cadastro na policia por isso foi mais fácil apanha-la.
    E querem saber como e que ela tem cadastro na policia,não é a primeira história que ela arruína,por exemplo: a Branca de Neve e a Cinderela,lembram-se desses casos,nem sei como é que ela ainda não esta presa,diz sempre que está arrependida mas volta sempre a fazer o mesmo,vamos ver o que ela faz a seguir e veremos se podemos avançar com o caso.


    Paulo Alexandre Tavares Vieira
    Nº22

    ResponderEliminar
  17. Agora porque não fazemos com que o princípe se torne em malvado?...Bora lá exprimentar:Eu começo:
    "Era uma vez um castelo,num reino muito distante, havia um princípe muito malvado que queria matar a princesa do reino vizinho...pois ele ja gostou dela,em tempos...
    A Maléfica sabendo disso ficou muito preocupada com a princesa Aurora e foi logo ter com ela e com os reis, os pais dela.
    -Majestade! Estou muito preocupada com a sua filha Aurora, pois o princípe quer matar-lhe...coitada...não lhe podem fazer isso!
    -Vamos chmara a guarda do castelo e vamos prender esse malfeitor!
    Enquanto isto acontecia, no castelo do princípe, acontecia coisas bem piores...
    -Ah Ah Ah!Vou matar aquela princesa burra e nunca mais ninguém a verá...e eu vou tornar-mr rei de todo o MUNDO!!Sou o MAIOR!!
    Com estas palavras, ele desapareceu sem dar rasto, porque,alem disso,o princípe também era um feiticeiro mágico, dos maus,é claro!

    Agora tentem vocês acabar a a história...AH!AH!AH!


    Catarina Pereira Oliveira
    Nº10

    ResponderEliminar
  18. Com tudo isso a acontecer o reino estava a tentar preparar um plano maléfico para apanhar esse principe. A princesa esta muito preocupada porque nao queria morrer e porque gostava muito do principe,mas ele nao sabia.
    O seu pai e a sua mar sabiam que a princesa gostava do principe pois iam organizar um grande jantar para falar desse assunto para eles se casarem,mas derrepende acontece essa tragedia do principe querer matar a princesa! Um dia a princesa estava na sua varanda,quando viu o principe no seu cavalo a vir em direção ao castelo com uma enorme lança na mao, e ela pensou que ele va atirar a lança pela sua janela dentro e mata la! Mas muito rapido a princesa fez um lindo grande cartaz na sua varanda a declarar se ao principe, e ele antes de atirar a lança viu o cartaz lÊo e voltou para tras!
    Mas um certo dia, a princesa recebeu uma carta que era do principe e estava a dizer que ele tbem gostava muito dele, mas estava sobre o feitiço da bruxa ma da floresta e que ninguem consegue desfaze lo, so mesmo tu, e tens que combater com a bruxa ma e podes levar uma ajuda seja de quem for homem ou mulher.
    beijos, e assim terminou a carta.




    Ana carolina dos santos lopes
    nº2

    ResponderEliminar
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  20. Pensavam mesmo que o princípe ficava bom depois daquele cartaz da princesa??
    Ah!Ah!Ah!Estão muito enganados...
    O princípe com aquele cartaz ainda ficou mais chatiado,revoltado e mal disposto...
    -MAH!Que nojo!Eu, o princípe mais malvado do Universo;gostar daquela princesinha boa e amiga dos animais...Nem pensar!Nem que me pagassem mil rubis!!
    Então,todo revoltado,o princípe foi ao seu esconderijo mágico tentar arranjar uma...quero eu dizer..várias poções mágicas para Matar aquela princesa...Mah..nem consigo falar dela...dessa pessoa que se acha a melhor e a maior do Mundo!!
    Contundo isto, o princípe tranformou-se em feiticeiro e ,como é claro,vestiu o seu fato...
    Depois de arranjar as poções foi até ao castelo da princesa...que para ele, era uma OGRE!!...Como eu estava a dizer...ele foi ao palácio disfarçado de padeiro da cidade e...

    Continuem a história,pois eu não tenho imaginação para mais...AH!AH!AH!

    Assinado:O princípe mais convencido do MUNDO!!

    Catarina Pereira Oliveira
    Nº10

    ResponderEliminar
  21. Catarina, nem tu e nem nós todos temos mais imaginação!!! Essa historia esta uma confusão!!!!! =,=

    ResponderEliminar
  22. Mas como sempre, pelo menos uma "fadinha" tinha que aparecer, aqui apareceram duas, não sei e nem quero saber os seus nomes, mas começaram a arranjar feitiços para protejer a princesa do malvado principe mas esqueceram-se de mim, eu fiquei zang..., quer dizer, destroçada e também esqueceram-se que o que realmente o que a princesa queria era que o principe fosse, pronto, queria que ele fosse uma boa pessoa.
    Já que as outras "fadinhas" estavam ocupadas, eu fiquei com o trabalho mas puxado para mim, coitada de mim, que remédio...Pois, se não o fizesse, ia ser presa e isso é uma coisa que não quero.

    Inês Ribas

    ResponderEliminar